Entre os dias 28 e 30 de outubro de 2026, o Auditório da OAB-RJ receberá a décima edição do Seminário Internacional “A Epidemia das Drogas Psiquiátricas – Repensando o Cuidado em Saúde Mental: Uma Agenda para a Mudança”. Coordenado pelo pesquisador Paulo Amarante (Laps/Ensp/CEE-Fiocruz), o encontro reunirá renomados especialistas, acadêmicos e representantes de coletivos nacionais e internacionais para debater o impacto do uso massivo de psicofármacos e propor estratégias focadas na desmedicalização e na humanização do cuidado.
O encontro reunirá pesquisadores, profissionais de saúde, movimentos sociais, coletivos e convidados nacionais e internacionais para debater os desafios da medicalização e da patologização da vida, compartilhar experiências de cuidado em liberdade e construir estratégias coletivas para a transformação das práticas e políticas de saúde mental.
Entre os convidados internacionais estão Robert Whitaker (EUA), Birgit Valla (Noruega), Monique de Mol (Países Baixos) e Josef Witt-Doerring (EUA).
A programação tem início no dia 28 de outubro com discussões fundamentais sobre os princípios e estratégias dos coletivos que atuam no combate à medicalização da vida, além de apresentar experiências práticas de arte, cultura e geração de renda como ferramentas de despatologização. O primeiro dia também contará com uma apresentação cultural de samba afeminado.
No dia 29, a conferência de abertura trará uma reflexão sobre as iniciativas contemporâneas de desmedicalização no cenário internacional, apresentada por Robert Whitaker, do portal Mad in America. O dia segue com apresentações dedicadas aos desafios clínicos da retirada de medicamentos psiquiátricos, com a participação do especialista Josef Witt-Doerring (ex-FDA), e mesas temáticas que abordarão relatos de superação e a desprescrição de psicofármacos em diferentes contextos globais.
O encerramento do evento, no dia 30 de outubro, será voltado para a construção coletiva de novas perspectivas e resistências diante do crescimento da patologização. A mesa final reunirá os participantes para sintetizar as propostas apresentadas e formalizar uma agenda unificada para a mudança no cuidado em saúde mental, finalizando o encontro com uma tarde de autógrafos.
O seminário é uma realização da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Ministério da Saúde, e conta com o apoio da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), Mad in Brasil, Fiotec e Capes.
10º Seminário Internacional – A epidemia das drogas psiquiátricas
Tema: Repensando o cuidado em saúde mental: uma agenda para a mudança
Data: 28, 29 e 30 de outubro de 2026
Horário: 9h às 17h
Local: Auditório da OAB – Avenida Marechal Câmara, 150, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão: Canal da ENSP no YouTube, com tradução em português, inglês, espanhol e Libras.
Inscrições: Vagas limitadas pelo link bit.ly/3SY84Wl
