A epidemia da Covid-19 mostrou que as tecnologias digitais se tornaram peças-chave na organização de respostas a crises sanitárias, possibilitando mudar para sempre a forma como lidamos com elas. A fim de contribuir para o debate sobre o impacto do emprego dessas tecnologias em emergências na saúde pública, o CEE-Fiocruz promoveu o oitavo webinário da série Transformação digital na Saúde Pública, iniciada em julho de 2024.
O tema desse episódio foi as Tecnologias Digitais e Emergências em Saúde Pública: avanços e desafios em diferentes perspectivas. O evento foi realizado no dia 30 de setembro de 2025, das 10h às 12h, com transmissão pelo canal da Vídeo Saúde. O público participou com comentários e perguntas enviadas pelo chat.
O debate foi aberto pelo coordenador do CEE- Fiocruz, Rômulo Paes e Sousa. Na programação, os palestrantes abordaram os avanços da transformação digital como elemento estruturante para o fortalecimento da vigilância, da produção e do uso da informação em saúde, com vistas a maior agilidade e precisão na tomada de decisão.
A mediação foi do pesquisador Gustavo Matta, coordenador do Núcleo Interdisciplinar sobre Emergências em Saúde Pública (NIESP/CEE-Fiocruz), que integra atividades de pesquisa, ensino e cooperação técnica com o objetivo de subsidiar a formulação de políticas e estratégias institucionais frente a emergências em saúde.
Como convidados, o evento contou com a participação dos especialistas Sergio Rego, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS/ENSP-Fiocruz); Paula Xavier, diretora do Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde (Data-SUS/Ministério da Saúde, pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz) e membro da Coordenação da Rede Zika Ciências Sociais e Elaine Rabello, pesquisadora e educadora em saúde e conselheira em Saúde Global do KIT (Royal Tropical Institute), instituto que tem como missão trabalhar por um mundo inclusivo e sustentável.
Sérgio Rego falou sobre os aspectos éticos e bioéticos relacionados ao tema; Paula Xavier trouxe para a mesa de debates a perspectiva da gestão de dados e sistemas de informação; e Elaine Rabello apresentou contribuições do campo da saúde global e da inovação.
O evento reafirma o compromisso da Fiocruz com a produção de conhecimento e a cooperação interinstitucional voltadas ao fortalecimento da resposta às emergências em saúde pública.