A incorporação acelerada das tecnologias digitais na saúde tem provocado mudanças estruturais que vão além da simples adoção de novas ferramentas e reconfiguram os modos de produzir cuidado. Para discutir os impactos dessa incorporação no mundo do trabalho no universo da saúde, o CEE-Fiocruz promoveu o sétimo webinário da série Transformação digital na Saúde Pública, iniciada em julho de 2024.
Intitulado Trabalho em transformação: tecnologias digitais e o cotidiano dos profissionais de saúde, o evento foi realizado dia 11/8/2025, das 8h30 às 10h30, com transmissão pelo canal da Vídeo Saúde Distribuidora da Fiocruz.
Nesse webinário, estiveram em pauta desde os impactos na formação, na organização dos serviços e no cotidiano dos profissionais, até experiências concretas de inovação no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da incorporação de novas tecnologias digitais.
O evento teve como convidados Marco Nascimento, vice-presidente adjunto de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS/Fiocruz), que falou sobre o desafio da era digital para a Fiocruz; Renato Penha de Oliveira Santos, professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), apresentou os desafios e perspectivas da formação digital na Atenção Primária à Saúde; Sábado Nicolau Girardi, coordenador do Observatório de Recursos Humanos em Saúde do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon/UFMG), discutiu a regulação das tecnologias digitais do mundo do trabalho na saúde diante das novas tecnologias digitaia, e Mozart Júlio Tabosa Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde (SAES/MS), trouxe para a mesa o programa Mais Especialistas e o desafio da gestão da assistência especializada no SUS.
A abertura do evento foi do coordenador do Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho (CEE-Fiocruz), Rômulo Paes e Sousa.