O evento abordou a aplicação das tecnologias digitais em prol da atenção ao câncer, na melhoria do acesso a diagnóstico precoce e no tratamento, bem como na gestão de recursos, em meio aos desafios relacionados às desigualdades regionais, à capacitação profissional e à segurança no uso de dados dos usuários.
Abertura: Virginia Fava, pesquisadora do CEE-Fiocruz
Mediação: Luiz Antonio Santini, médico sanitarista, diretor do Inca entre 2005 e 2015 e pesquisador do CEE, e José Gomes Temporão, ex-ministro da Saúde, também pesquisador do Centro, ambos à frente do projeto de pesquisa Doenças Crônicas e Tecnologias de Saúde do CEE.
Coordenação: Manoel Barral Netto e Virgínia Fava, pesquisadora CEE-Fiocruz.
Expositores: Carlos José Andrade, oncologista clínico do Instituto Nacional do Câncer (Inca), fundador da plataforma Lila, voltada à conexão de equipes de saúde e pacientes oncológicos, que abordará a aplicação de tecnologias de informação e comunicação na atenção ao câncer;
Chao Lung Wen, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e líder do grupo de pesquisa USP de Telemedicina, Tecnologias Educacionais e e-Health no CNPq, tratando de soluções e aplicações de tecnologias digitais no controle da doença;
Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro trazendo a experiência do município no uso da inteligência artificial para aprimorar o diagnóstico do câncer de mama;
Marcos Adriano Jota, cirurgião oncológico e diretor nacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), que tratará da aplicação das tecnologias digitais nos procedimentos cirúrgicos.